SOBRE MIM
No ano letivo de 2020/2021 foi admitido na Hochschule für Musik “Carl Maria von Weber” de Dresden, na Alemanha.
Realizou concertos tanto como solista quanto com música de câmara em várias cidades italianas e europeias, entre as quais Alghero, Sassari, Cagliari, Chianciano, Funchal (PT), Nuoro, Cremona, Ceglie Messapica, Bucareste, Dresden (DE), Rovigo, Asolo, Sardoal (PT), Coimbra (PT), Dülken (DE), Madrid (ES), Viena (AT), Castelsardo, Castanheira de Pêra (PT), Vila Nova de Gaia (PT) e Lisboa (PT), Nova Iorque (EUA) e Pequim.
Em 2019 interpretou o Totentanz de Franz Liszt como solista com a orquestra sinfónica do Conservatório de Sassari, primeiro no Teatro Comunale de Sassari e depois no Teatro Eliseo em Nuoro.
Em 2024 abriu a temporada de concertos do Sardoal International Piano Meeting em Portugal, interpretando o BWV 1060 de J.S. Bach com a orquestra profissional Filarmónica das Beiras.
Em 2025 executou o Concerto para piano e orquestra de A. Salieri com a Orquestra Filarmónica das Beiras, em Coimbra, na Sala S. Tomás.
Distinguido em vários concursos nacionais e internacionais, obteve o 2.º prémio no concurso regional “Monte Acuto”, o 3.º prémio no concurso “Prime Note”, o 3.º prémio no concurso internacional Vittorio Nannarelli e o 1.º prémio na 10.ª edição do Concurso Villa Las Tronas. Em 2024 venceu o prémio de Melhor Artista Residente e o 3.º Prémio Absoluto no “Sardoal International Piano Competition”, o 3.º prémio no “Coimbra World Piano Competition” e o 1.º Prémio no concurso “Prof. Dichler” no Wiener Musikseminar da Universidade de Viena.
Adriano Murgia nasceu em Alghero em 1996. Iniciou os seus estudos de piano sob a orientação de Maria Giovanna Piras. Em 2022 licenciou-se em piano com a nota máxima, louvor e menção de honra no Conservatório de Música “L. Canepa” de Sassari, estudando com o Maestro A. Ivaldi.
Atualmente frequenta a Academia Internacional de Música “Aquiles Delle Vigne”, em Coimbra, Portugal.
Em 2023 concluiu um mestrado de segundo nível no Conservatório de Rovigo, sob a orientação do Maestro Roberto Prosseda.
Participou em masterclasses de piano com artistas de renome internacional, tais como G. Basso, A. Ciccolini, M. Baglini, E. Stellini, A. Ivaldi, M. Baek, M. Araujo, R. Andres, S. Coombs, P. Iannone, A. Pizarro, B. Petrushansky, J. Rink, W. G. Naboré, B. Berman e R. Prosseda.
Ecco la traduzione in portoghese:
Está envolvido no projeto Lux Fidelis, que promove a música portuguesa em todo o mundo.
Depois de concluir o Mestrado em Interpretação Pianística no Conservatório Venezze de Rovigo com Roberto Prosseda, Adriano está atualmente a iniciar o seu programa de doutoramento (PhD) no Conservatório Venezze, centrado na música para piano de Mario Castelnuovo-Tedesco. Entre as suas atividades de investigação destaca-se o empenho na divulgação musical, com o objetivo de promover a música italiana a nível internacional. Neste âmbito, realizou aulas-concerto tanto em Itália como no estrangeiro, incluindo na Universität für Musik und darstellende Kunst de Viena, na Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne de Coimbra (PT), em Bucareste e no Conservatório de Pequim.
O seu primeiro CD, dedicado a Castelnuovo-Tedesco, foi publicado pela Piano-Classics em 2025 e já foi apresentado em Nova Iorque no Barge Music a 3 de novembro de 2024.
CURRICULUM
Adriano trabalha está presentemente a realizar um doutoramento no Conservatório F. Venezze de Rovigo, aprofundando o seu projeto sobre a música de Mario Castelnuovo-Tedesco.
DOUTORAMENTO
Adriano ensina na Imbas International Music School de Cascais desde 2022, cuidando da formação de seus alunos e se dedicando à preparação deles para os exames ABRSM (The Associated Board of the Royal Schools of Music).
IMBAS INTERNATIONAL MUSIC SCHOOL
Adriano participa em vários projetos de divulgação musical. O projeto Piano Italiano, de Roberto Prosseda, que leva a música italiana pelo mundo, e o projeto Lux Fidelis, que busca redescobrir a música portuguesa com o apoio da DGArtes.
PROJETOS