Mario Castelnuovo Tedesco
Este álbum marca o novo lançamento do pianista italiano Adriano Murgia, publicado em 1º de dezembro de 2025 pelo selo Piano Classics. Ele apresenta uma seleção refinada de obras para piano de Mario Castelnuovo-Tedesco (1895–1968), compositor celebrado por sua graça lírica, seu refinado artesanato musical e sua versatilidade estilística.
Embora famoso sobretudo por suas contribuições ao repertório do violão, Castelnuovo-Tedesco também criou um cativante conjunto de obras pianísticas. As peças apresentadas aqui, ricas em atmosfera, imagens e charme melódico, refletem suas raízes italianas, sua formação com Ildebrando Pizzetti e a influência cintilante do Impressionismo francês, especialmente Debussy e Ravel. Sua escrita para piano combina clareza neoclássica com vitalidade rítmica, elementos folclóricos e delicadas cores harmônicas.
Forçado a fugir do antissemitismo antes da Segunda Guerra Mundial, Castelnuovo-Tedesco tornou-se posteriormente um prolífico compositor de cinema em Hollywood, contribuindo para mais de 200 filmes. As obras selecionadas para esta gravação revelam o lado mais íntimo e poético de sua criatividade, merecedor de renovada atenção nos palcos contemporâneos.
Adriano Murgia, que estudou com pianistas de renome internacional como Manuel Araujo, Artur Pizarro e Roberto Prosseda—com quem completou o seu mestrado no Conservatório Venezze de Rovigo—traz estas partituras evocativas à vida com clareza, sensibilidade e profunda expressividade.
PROGRAMA
Cielo di settembre op.1
Calma (a Giramonte)
Terrazze
Le stagioni op.33
Inverno
Primavera
Estate
Autunno
Epilogo I naviganti op. 13 (1919)
Alghe op.12 (1919)
Piedigrotta 1924 op. 32
Tarantella scura
Notte ‘e Luna
Calasciunate
Voce luntane · Lariula!